A Illuminati é o nome de muitos grupos, moderna e histórica, real e fictício, verificada e alegou.Mais comumente, porém, o Illuminati se refere especificamente aos Illuminati da Baviera, talvez pelo segredo de todas as sociedades secretas do mundo, descrito abaixo. A maioria refere-se a utilização de uma organização sombria alegada conspiração que controla os assuntos mundiais nos bastidores, geralmente uma encarnação moderna ou a continuação dos Illuminati da Baviera.
Illuminati é algumas vezes usado como sinônimo de Nova Ordem Mundial. Illuminati é uma palavra grega que significa Iluminação um nome dado a quem se submete ao batismo cristão. Aqueles que foram batizados foram chamados Illuminati ou Iluminados / Enlightened Ones pelo clero Ante-Nicéia, no pressuposto de que aqueles que foram instruídos para o batismo na fé apostólica teve uma compreensão esclarecida. O Alumbrados, uma seita mística do século 16 espanhol, estavam entre as sociedades que, posteriormente, adotaram o nome de Illuminati.
Desde as origens Illuminati significa literalmente "os iluminados" em latim, é natural que diversos grupos históricos alheios se identificaram como Illuminati. Muitas vezes, isso foi devido a alegações de possuir textos gnósticos ou outras informações arcanas outro, geralmente não disponíveis. A designação Illuminati também estava em uso desde o século 14 pelos Irmãos do Espírito Livre, e no século 15 foi assumido por outros entusiastas que afirmavam que a luz de iluminação não veio, ao ser comunicada de uma fonte autorizada mas secreta, mas a partir de dentro, o resultado da consciência exaltada, ou "iluminação". Alumbrados de Espanha à antiga classe pertencem os alumbrados da Espanha. O historiador Marcelino Menéndez y Pelayo encontrou o nome já em 1492 (nos iluminados formulário, 1498), mas traçou-los a uma origem gnóstica, e achei que suas opiniões eram promovidos na Espanha por influências vindas da Itália. Um dos seus primeiros líderes, nascido em Salamanca, a filha de um trabalhador, conhecido como La Beata de Piedrahita, veio sob o aviso da Inquisição em 1511, como a reivindicação de manter conversas com Jesus ea Virgem Maria, alguns alto patrocínio a salvou de um rigoroso denúncia. (Menéndez Pelayo, Los Heterodoxos Españoles, 1881, vol. V.). Inácio de Loyola, enquanto estudava em Salamanca em 1527, foi trazido perante uma comissão eclesiástica sob a acusação de simpatia com os alumbrados, mas escapou com uma advertência. Ilumina de França, o movimento (sob o nome de ilumina) parece ter chegado a França a partir de Sevilha, em 1623, e alcançou alguns seguinte na Picardia, quando juntou-se (1634) por Pierce Guérin, pároco de Roye de Saint-Georges, cujos seguidores, conhecidos como Gurinets, foram suprimidos em 1635. Um século mais tarde, outro corpo, mais obscuro de ilumina veio à tona no sul da França em 1722, e parece ter perdurado até 1794, tendo afinidades com aqueles conhecidos contemporaneamente na Grã-Bretanha como "Profetas franceses", um ramo dos Camisards.
Rosacruzes uma classe diferente eram os Rosacruzes, que alegou ter origem em 1407, mas subiu em aviso prévio em 1614, quando seu principal texto Fama Fraternitatis apareceu, uma sociedade secreta, que pretendia combinar a posse de princípios esotéricos de religião com os mistérios da alquimia. Suas posições estão incorporadas em três tratados anônimos de 1614 (mencionado no Richard e Giraud, Dictionnaire Universel des sciences ecclésiastiques, Paris 1825), bem como no Confessio Fraternitatis de 1615. Rosacruzes também alegou herança dos Cavaleiros Templários. Martinistas Mais tarde, o título Illuminati foi aplicado aos Martinistas franceses que tinha sido fundada em 1754 por Martinez Pasqualis, e seus imitadores os Martinistas Russos, chefiados por volta de 1790 pelo Professor Schwartz, de Moscou, ambos eram cabalistas ocultistas e alegorista, absorvendo idéias ecléticas de Jakob Boehme e Emanuel Swedenborg.
A Bavarian Illuminati História Um movimento de livres-pensadores, o ramo mais radical do Iluminismo - cujos seguidores foi atribuído o nome de Illuminati (mas que se chamavam "Perfectibilists") - foi fundada em 1 de maio de 1776 pelo jesuíta ensinou Adam Weishaupt (d . 1830), que era o professor leigo primeiro do direito canónico. O grupo também tem sido chamado de Ordem Illuminati, a Ordem dos Illuminati e os Illuminati da Baviera. No estado conservador da Baviera, onde o progressista e esclarecido eleitor Maximiliano III Joseph von Wittelsbach foi sucedido (1777) pelo seu conservador herdeiro Karl Theodor, e que foi dominada pela Igreja Católica Romana e pela aristocracia, tal organização não durou muito tempo antes de ter sido suprimida pelos poderes do dia. Em 1784, o governo bávaro baniu todas as sociedades secretas, incluindo os Illuminati e os maçons. A estrutura dos Illuminati desmoronou logo, mas quando estava na existência de muitos intelectuais influentes e políticos progressistas se contaram entre os membros. Seus membros foram supostamente retiradas principalmente de maçons e ex-maçons, e apesar de alguns maçons eram conhecidos como membros não há evidências de que foi apoiado por maçons. Os membros juravam obediência a seus superiores, e foram divididos em três classes principais: a primeira, conhecida como Berçário, compreendia os graus ascendentes ou ofícios de Preparação, Iniciante Minerval e Illuminatus Minor; a segunda, conhecida como a Maçonaria, consistia dos graus ascendentes de Illuminatus Major e dirigens Illuminatus, esse último algumas vezes chamado de Cavaleiro Escocês; a terceira, designada de Mistérios, estava subdividida nos graus de Mistérios Menores (Presbítero e Regente) e os dos Mistérios Maiores (Magus e Rex) .
Relações com as lojas maçônicas foram estabelecidas em Munique e Freising, em 1780. A ordem tinha ramos na maior parte dos países do continente europeu; seus membros eram supostamente em torno de 3.000-4.000 membros no período de 10 anos. O esquema teve a sua atração para os literatos, como Goethe e Herder, e mesmo para os duques reinantes de Gotha e Weimar. Rupturas internas precederam o desmoronamento, o que foi efetivado por um édito do governo bávaro em 1785. Efeito Cultural Os Illuminati da Baviera lançaram uma longa sombra na história popular, graças aos escritos de seus opositores, as sinistras alegações de teorias conspiratórias que têm colorido a imagem dos maçons-livres têm praticamente ofuscado a dos Illuminati. Em 1797, o abade Augustin Barruel publicado Memoirs que ilustra a história do jacobinismo delineando uma vívida teoria conspiratória envolvendo os Cavaleiros Templários, os Rosacruzes, os Jacobinos e os Illuminati. Um maçom escocês e professor de História Natural, chamado John Robison, começou a publicar Provas de uma conspiração contra todas as religiões e governos da Europa em 1798. Robinson alegava apresentar evidências de uma conspiração dos Illuminati estava dedicada a substituir todas as religiões com humanismo e todas as nações com um governo mundial único.
Mais recentemente, Antony C. Sutton sugeriu que a sociedade secreta Skull and Bones foi fundada como o ramo norte-americano dos Illuminati, outros pensam Scroll and Key tem origem nos Illuminati, também. Robert Gillete defende que esses Illuminati pretendem, em última análise estabelecer um governo mundial por meio de assassinato, suborno, chantagem, controle dos bancos e outras entidades financeiras, infiltração nos governos, controle da mente, e causando guerras e revoluções, para colocar seus próprios membros em cargos mais elevados da hierarquia política. Thomas Jefferson, por outro lado, defendeu que eles pretendiam espalhar informação e os princípios da verdadeira moralidade. Ele atribuiu o segredo dos Illuminati ao que chamou de "a tirania de um déspota e dos sacerdotes". Ambos parecem concordar que os inimigos dos Illuminati foram os monarcas da Europa ea Igreja; Barruél afirmou que a Revolução Francesa (1789) foi planeada e controlada pelos Illuminati através dos jacobinos, e mais tarde os teóricos da conspiração reivindicaram também a sua responsabilidade para o Revolução Russa (1917), embora a ordem foi oficialmente encerrado em 1790. Poucos historiadores dão crédito a essas visões, que consideram tais afirmações como os produtos de mais férteis imaginações.
Várias fontes sugerem que os Illuminati da Baviera sobreviveram, e talvez até hoje existe. Os teóricos da conspiração destacar a ligação entre os Illuminati ea Maçonaria. Também é sugerido que os pais dos Estados Unidos fundadores - alguns maçons - estavam sendo repleto de corrupção do Illuminati. Muitas vezes o símbolo da pirâmide tudo vê no Grande Selo dos Estados Unidos é citado como um exemplo de olho dos Illuminati sempre presente vigilante sobre os americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentário